Entenda e saiba distinguir os diferentes tipos de atração

Entenda e saiba distinguir os diferentes tipos de atração

20 de março de 2019 0 Por Jivan Pramod

Você já refletiu sobre os tipos de atração? Geralmente, a primeira que vem à nossa mente é a sexual — vontade de fazer sexo com outra pessoa. No entanto, além dela, existem outras possibilidades de se sentir atraído por alguém. Afinal, somos seres complexos e repletos de traços que podem despertar o interesse de outras pessoas.

Identificar o tipo de afinidade que está sendo criado em determinada situação é conveniente para evitar frustrações e, se for o desejo de todas as partes, construir um relacionamento (seja ele qual for) de maneira saudável e sem medo.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os principais tipos de atração, detalhando e diferenciando as suas características. Confira!

Atração física

A atração física é a vontade de estar perto do outro fisicamente. Não necessariamente ela vem acompanhada de intenções sexuais ou românticas, por exemplo. Pode ser apenas o desejo de estar na presença de determinada pessoa.

Atração sexual

Como falamos no início, se trata do impulso de se envolver sexualmente com outra pessoa. A atração sexual pode se apresentar com pensamentos fantasiosos ou com sentimentos físicos, como calor repentino, tremor nas pernas, euforia etc.

Atração intelectual

É muito comum se sentir atraído por pessoas que se admira intelectualmente. Os atributos intelectuais, conhecimentos acadêmicos, habilidades profissionais e outras experiências de vida também criam conexões. Desse tipo de atração, podem surgir amizades, parcerias para projetos, grupos de estudo e por aí vai.

Atração romântica

Desejo em se relacionar afetivamente, de fazer passeios, planos e dizer coisas consideradas românticas. É muito comum que as pessoas confundam a atração romântica com a sexual, mas elas não são a mesma coisa.

Nem sempre, ao desejar se envolver romanticamente, existe o desejo sexual. Assexuais — pessoas que têm pouco ou nenhum impulso sexual — continuam aptos a se relacionar em um romance.

Atração estética

Impulso em apreciar esteticamente ou achar atraente outra pessoa. Isso não significa, necessariamente, querer fazer sexo, se envolver romanticamente e nem mesmo estar perto dela (como acontece na atração física).

É habitual que esse tipo de atração aconteça ao assistir a filmes, ler revistas ou observar pessoas na rua. É um sentimento parecido com o que temos quando apreciamos um quadro ou outro objeto de decoração.

Atração sensual

A atração sensual, também chamada de atração sensorial, acontece quando sentimos vontade de tocar de forma carinhosa outro alguém. Existe um impulso de contato físico, mas não estamos falando de contato sexual — que é quando os órgãos sexuais estão envolvidos.

Quando refletimos sobre os tipos de atração, não existem definições oficiais. Muitas vezes, é preciso adaptar os significados descritos aqui à sua cultura e entendimento pessoal.

O mais importante é conhecer os tipos de atração que existem e entender que eles podem se manifestar de diversas maneiras e intensidades. Não existe nada errado em sentir apenas um, dois ou todos ao mesmo, bem como não sentir nenhuma atração em determinado momento.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Se quiser continuar por dentro das nossas publicações, nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram. Até a próxima!