Por que é difícil manter o contato visual?

Por que é difícil manter o contato visual?

3 de abril de 2019 0 Por Coach de Sexualidade

Durante um diálogo, fixar a visão nos olhos da pessoa transmite interesse e franqueza. Contudo, muitas pessoas sentem dificuldade em manter o contato visual e, mesmo durante uma conversa, não conseguem ou evitam olhar nos olhos por muito tempo.

Os olhares transmitem emoções e sentimentos, são extremamente relevantes na linguagem corporal e, consequentemente, nas nossas relações.

Continue a leitura para entender melhor como isso acontece.

O poder do contato visual

Já ouviu dizer que os olhos são a janela da alma? Essa sabedoria popular faz muito mais sentido quando nos aprofundamos no assunto e entendemos a diferença dele em relação a outras funcionalidades e partes do corpo.

É possível usar palavras ou gestos para mentir para outras pessoas. Eles podem fazer parecer que estamos interessados, concordamos ou que nos importamos com os sentimentos de alguém, por exemplo.

Entretanto, o olho é comandado pelo sistema vegetativo autônomo, ou seja, não conseguimos controlar muitos de seus processos. Da mesma maneira que a circulação e a respiração, o olhar responde ao ambiente de forma automática.

É natural que a sua pupila dilate quando você está passando por uma emoção intensa e que diminua quando a situação é adversa. Nesse sentido, a duração do contato visual influencia diretamente os diálogos e a maneira com que somos interpretados pelos outros.

As emoções refletidas nos olhos

Quem nunca visualiza os olhos de quem está na conversa demonstra desequilíbrio emocional e pode provocar incômodo ou desconfiança. Já quem jamais desvia o olhar e evita piscar pode revelar um desejo de intimidação e controle — o que também tem muitas chances de ser desconfortável.

Não por acaso, quando alguém está mentindo, de forma inconsciente, evita ao máximo contato visual. Da mesma forma, quando queremos demonstrar interesse sexual em outra pessoa, tendemos a sustentar o olhar por mais tempo.

O papel do olhar nos relacionamentos

O olhar é essencial em toda relação humana, seja ela amorosa, sexual ou até mesmo trabalhista. Veja, a seguir, a importância do olhar em algumas delas.

No trabalho

Manter um bom contato visual com o entrevistador durante uma entrevista de emprego mostra comprometimento com a conversa. Da mesma forma, um líder deve sustentar o olhar de forma satisfatória para manifestar confiança aos seus seguidores.

Na sedução

Quando estamos perto de alguém de quem nos sentimos atraídos sexualmente, é bem provável que o nosso olhar mude: as pupilas crescem e o brilho do olho aumenta. A troca de olhares durante a sedução é essencial para que a afinidade aconteça.

No amor

É possível que, ao amar e conhecer alguém, consigamos entender o que ele está sentindo com apenas um olhar. Essa compreensão e interesse pelo que o outro está dizendo ou passando é fundamental em relações amorosas. O contato visual vai fazer com que a troca de experiências e emoções seja ainda mais interessante.

Manter o contato visual é difícil em algumas situações porque ele expõe o que realmente estamos sentindo. Nem sempre essa transparência é bem-vinda. Olhar fixamente para os olhos de alguém é uma forma de criar laços intensos e uma sintonia bem mais profunda. Por isso, apesar da dificuldade, vale a pena prestar mais atenção ao papel do olhar em seus relacionamentos.

Já parou para pensar onde está o amor? Com certeza, sim. Leia o post que preparamos e reflita mais sobre o assunto!